Translate

segunda-feira, abril 18

o Designer Têxtil




este é um assunto e tanto. 





o designer têxtil é um profissional criativo, pesquisador nato, antenado com os mais recentes movimentos sobre o tema. este profissional é quem vai "gerar" uma nova estampa, para um determinado tipo de tecido, e poderá vir a ser o resultado de um sonho pessoal ou mesmo de uma demanda, com temas específicos ou não. 

as tendências podem influenciar, e é preciso sim, ouvir a "voz do mundo". mas é preciso esforçar-se, se a intenção for a de inventar ou reinventar temas, com tecidos que venham complementar e inspirar o trabalho de outros profissionais, como arquitetos, designers de interiores, responsáveis por harmonizar, interferir e criar estilos para um ou mais ambientes. 



designer têxtil precisa ter o instinto apurado, trabalhar sob a perspectiva de pesquisa e confiar no que seus olhos observam. 
o resultado final não vem por um caminho fácil. é extenuante, mas nunca será ingrato se o produto final conseguir imprimir novas ideias,   padronagens e texturas, leituras contemporâneas para combinar com o mercado que atende a um cliente final. 
e este cliente final é tão exigente quanto o profissional de design têxtil. 
porque também viaja, se impressiona, recolhe e arquiva memórias afetivas como aromas, lugares, imagens que poderão vir a revestir este ou aquele móvel favorito, aquela luminária, almofada, cortina etc.

 
os fins são muitos e há muita gente incrível e talentosa trabalhando muito.
para exemplificar a importância do trabalho do designer têxtil, eu escolhi o duo mágico da AGain [ex Larmod]. tire você mesmo, as conclusões sobre instinto apurado, quando o tema for design têxtil feito no Brasil por artistas como Attilio Baschera e Gregorio Kramer. 
\o/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...